Moda ecológica ?!


O fabrico de têxteis pode provocar, em todas as etapas, impactes ambientais negativos mas também sobre a saúde, principalmente por causa das substâncias químicas nocivas que utilizam. Algumas delas podem efetivamente fixarem-se no vestuário e provocar alergias.
Antes de qualificar um vestuário como “ecológico”, convém considerar o processo de produção do princípio ao fim, seguindo-se a cultura das fibras até à peça de vestuário final.
Existem diferentes técnicas para reduzir a poluição durante a produção de têxteis como sejam: o recurso aos corantes naturais para o tingimento, à base de vegetais; o branqueamento por peróxido; ou ainda a reciclagem dos agentes químicos para reduzir a nocividade das águas residuais.
Mas permanece uma etapa muito poluente na utilização do vestuário, com quantidades importantes de água, energia e detergentes! É por isso que devemos pensar em utilizar máquinas de lavar de menor consumo e em detergentes menos agressivos (remeter para a respetiva secção dos detergentes, que vem acima).
Além disso, para que um têxtil seja realmente ambientalmente menos agressivo, é preciso idealmente que vista um carácter duradouro. Por exemplo, é preciso que ele seja suficientemente resistente para não se estragar e o deitarmos fora, o que provoca resíduos importantes.

Rotulagem


Quanto à rotulagem sobre a qualidade ambiental dos têxteis, deve-se destacar o rotulo ecológico europeu que tem em conta todas as etapas de produção e fabrico bem como a duração do produto acabado (resistência ao encolhimento durante a lavagem e secagem; solidez das cores à transpiração, à lavagem, ao esfregar molhado e em seco e à exposição à luz.

Infelizmente ainda é tudo muito difícil , mudar os hábitos  é complicado pelo fator cultural , os processos , os caminhos  , tudo é muito caro e os processos são lentos . 
Mais temos que fazer alguma coisa , temos !!  

0 comentários:

Postar um comentário