Idéias que valem a pena !!!!!


Um espaço que une arte e moda com um mesmo princípio: o reaproveitamento. Essa é a loja Contextura que, desde novembro do ano passado, propõe novas possibilidades quando o assunto é design e upcycling, a técnica de transformar materiais.
Artista plástica, professora e coordenadora do Núcleo de Design de Superfície da UFRGS, Evelise Anicet trabalha com a filha Anne, formada em Moda e professora da UniRitter, desde 2004. Juntas praticam diferentes técnicas de colagem sobre tecido, hoje expostas no espaço que reúne ponto de venda e galeria de arte, na zona sul de Porto Alegre.
O resultado são peças criativas produzidas com fios, restos de plásticos ou retalhos que vêm de indústrias da serra gaúcha. Parte dos trabalhos só consegue ser finalizada devido a uma parceria mantida com o Banco do Vestuário de Caxias do Sul, fornecedor de alguns materiais.
Por esse motivo, também, o processo criativo não é convencional. O upcycling exposto na Contextura mantém a história original do material, transformando-o em algo bonito e com valor agregado.
A bolsa carteira de plástico, destaque na Bienal Brasileira de Design 2010, foi produzida com fios coloridos misturados com pedaços de plástico que iriam para o lixo. Colares, vestidos e tapetes também ganharam fios coloridos de tecido e sobras de plástico.
Na Contextura, pouco do que está exposto é convencional. Até mesmo as bijuterias, por exemplo, são feitas com pedaços de antigas porcelanas holandesas e metal reutilizado.
CONTEXTURA – espaço de arte e moda
Funcionamento: segunda a sábado, das 14h às 18h
Rua Dr. Armando Barbedo, 1091 - Bairro Tristeza - Porto Alegre
+ infos : (51) 3222.7756
Fonte: Jornal Zero Hora

0 comentários:

Postar um comentário